quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Coleta Seletiva

* Azul (papel/papelão)
* Vermelho (plástico)
* Verde (vidro)
* Amarelo (metal)
* Preto (madeira)
* Laranja (perigosos)
* Branco (ambulatoriais e de serviços de saúde)
* Roxo (radioativos)
* Marrom (orgânicos)
* Cinza - resíduos não recicláveis, misturados, ou contaminados, que não podem ser reutilizados.

Para agilizar e incentivar a coleta seletiva do lixo, as campanhas de educação ambiental e a reciclagem, os coletores e os transportadores tem como referência as cores para identificar os vários tipos de resíduos.
Esta tabela de cores a ser utilizada em todo o país, é proveniente da Resolução 275/2001 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), pretende reduzir o crescente impacto ambiental associado à extração, geração,beneficiamento, transporte, tratamento e destinação final de matérias-primas, contribuindo, assim, para aliviar os problemas causados pelos lixões e aterros sanitários manipulados pela população a céu aberto.
Como o lixo é matéria prima para a reciclagem e sendo esta uma commodity ambiental, nada mais correto do que se considerar a inserção dos catadores de lixo no mercado de trabalho, como uma necessidade econômica. A eles, como já acontece com os demais trabalhadores do sistema formal, devem ser estendidos todos os direitos da legislação trabalhista e apoio dos órgãos governamentais em todos os níveis.
O Conama, recomenda também a adoção do código de côres para os programas educativos e de coleta seletiva mantidos pela iniciativa privada, cooperativas, escolas, igrejas, ongs, e demais interessados em contribuir para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário